terça-feira, 26 de maio de 2009



ACESSÓRIOS

Pequenos gigantes

Com o número cada vez maior de arquivos de áudio e imagem, os pendrives de alta capacidade ganham espaço na vida dos usuários de informática. Confira as opções


A popularização de câmeras digitais de alta resolução, de vídeos de alta definição e a infinidade de MP3 disponíveis tornam um pen drive de 2GB pequeno para tantos arquivos. Por isso, uma solução que começa a dar sinais de avanço são os dispositivos móveis de alta capacidade de armazenamento. Atualmente, é possível encontrar no mercado modelos de até impressionantes 64GB. Os preços variam de R$ 118 a mais de R$ 3 mil.

Os pendrives de alta capacidade comercializados no Brasil são de quatro tamanhos de memória diferentes: 8, 16, 32 e 64 GB. Esse último, pode armazenar mais de 21 mil MP3 de 3 MB (tamanho médio dos arquivos de áudio nesse formato). É claro que nem todo mundo vai querer colocar tantas músicas assim no equipamento. Mas vale lembrar que quando vídeos e imagens entram na disputa, o espaço nunca é demais. Para se ter uma idéia, somente um DVD tem tamanho de 4.7 GB, o que impede que os pen drives mais comuns — aqueles de até 4GB de memória — de armazenar filmes em alta definição.


O recurso de transportar áudio e vídeo é outra vantagem dos pendrives. Isso porque os aparelhos de DVD e sons de carro mais modernos possuem entrada USB. Assim, o usuário não precisa mais carregar pilhas de CDs por aí. Tudo pode ficar condensado em um equipamento de menos de 10 cm.


Outro uso comum para os pendrives de alta capacidade é o backup dos principais arquivos do computador. Para essa funcionalidade, os tamanhos de 32 e 64 GB são os mais indicados. Os aparelhos da SanDisk contam com um software próprio para a função. “Nele, o usuário só faz backup dos arquivos que julgar necessário”, explica Cotait.

VIDA LONGA Evite tirar o pendrive sem desconectá-lo do PC, pois essa prática diminui o risco de perder informações e de danificar o equipamento. Para desativar, basta clicar no ícone do dispositivo que aparece no canto inferior direito da tela. Não o deixe conectado continuamente no computador porque isso reduz sua vida útil. Outra dica interessante é ligá-lo nas entradas USB localizadas atrás do PC, pois elas têm menor oscilação de energia.
Programas que rodam no pen drive

Existem programas que rodam direto dos pendrives. É possível encontrar versões portáteis do OpenOffice, do Firefox, do Photoshop CS3, Corel Draw, MSN Messenger, descompactadores de arquivos (Winrar e 7-Zip), Nero e Ilustrator CS3. Até mesmo alguns sistemas operacionais, como o Ubuntu, funcionam direto do dispositivo móvel de memória. Esses últimos só operam em máquinas capazes de dar boot direto do dispositivo. Essa funcionalidade é útil para os usuários de Netbooks, que possuem HDs pequenos. “Alguns modelos tem 4 GB de disco rígido e pendrive de 64 GB pode funcionar como uma espécie de HD externo”, coloca o gerente de varejo da SanDisk, Fabiano Cotait.
www.correioweb.com.br

2 comentários:

Gleyson♥Delicia's.com♥ disse...

se eu tivesse um pendrive desse aí ÔÔÔ era só o ouro

thiaguinho disse...

Muito bom o que senhora postou Mais tem pessoas que nem sabe oque é pen drive, mais e muito bom
la em casa tem pen drive 2 g mais não alguenta nada ai se eu tivesse um de 62 podei baixa coisa da intenet pessadas para pen drive e teria muita utlidades para mim